Atenção

Fechar
Processando...
Área Restrita
Esqueceu a senha? Associe-se
Esqueci a senha
Alterar senha

PETRÓLEO - Preços sobem antes de reunião da Opep apesar de tensão entre EUA e China

19/06/2018 | Reuters

Os preços do petróleo subiam nesta segunda-feira devido à aproximação de uma importante reunião da Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep) nesta semana, na qual há expectativas de uma decisão pela elevação da oferta global de petróleo, embora investidores avaliassem também o impacto de uma disputa comercial entre Estados Unidos e China.

O petróleo Brent subia 1,01 dólar, ou 1,38 por cento, a 74,45 dólares por barril, às 9:31 (horário de Brasília). O petróleo dos Estados Unidos avançava 0,22 dólar, ou 0,34 por cento, a 65,28 dólares por barril.

O Brent, referência global, chegou a atingir uma máxima de três anos e meio em maio, acima de 80 dólares o barril, mas desde então caiu, após notícias de que os principais produtores Arábia Saudita e Rússia irão aumentar sua oferta.

"Os preços do petróleo estão revertendo a fraqueza desta manhã, conforme alguns investidores aproveitam a baixa e entram no jogo antes da reunião crucial da Opep com países não membros nesta semana", disse Stephen Brennock, analista da corretora londrina PVM Oil Associates.

Membros da Opep se reúnem com alguns aliados em 22 de junho para decidir a política de produção futura, com Rússia e Arábia Saudita pressionando por uma produção maior. Todos os olhos do mercado de petróleo agora estão focados na Opep, disse Carsten Fritsch, analista de commodities do Commerzbank. "O aumento de produção no segundo semestre é considerado certo – a única questão é quanto".

Por outro lado, uma disputa comercial dos EUA contra a China e outras grandes potências exerce uma pressão adicional. O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou na sexta-feira tarifas sobre 50 bilhões de dólares em importações chinesas. O movimento levou a China a retaliar com a imposição de taxas sobre produtos norte-americanos, incluindo petróleo.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.