ABITAM
Valorização do Produto Nacional
Confiança no Produto Nacional

Notícias

ANP lança app com informações sobre exploração e produção de petróleo no Brasil

06/02/2018 | G1


Ferramenta possibilita, além do acesso a informações sobre a produção de óleo e gás, consulta de dados sobre arrecadação governamental.

Foi lançado nesta segunda-feira (05/02) pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) um aplicativo para aparelhos móveis - celulares e tablets - que reúne informações atualizadas sobre a produção e exploração de petróleo no país. Além de dados sobre a produção em cada um dos campos exploratórios no Brasil, a ferramenta possibilita ao usuário saber qual o montante arrecadado por cada governo - federal, estadual e municipal - com royalties e participações especiais pela produção do óleo e gás.

O diretor-geral da Agência, Décio Oddone, destacou que as informações disponibilizadas no aplicativo já estavam abertas no site da ANP. “Mas o acesso via site é mais complicado. O objetivo do aplicativo é facilitar o acesso, tornando estas informações ainda mais transparentes”, ressaltou.

O aplicativo permite a consulta detalhada sobre a produção, seja por campo exploratório, se em poços de terra ou do mar, por estado ou município, entre outras opções de filtros de consulta. Ele reúne os dados existentes desde a criação da agência e compila, também, as principais notícias divulgadas pela agência reguladora.

“O mais importante é sem dúvida os dados relacionados à arrecadação, em royalties e participações especiais, de cada governo”, destacou Oddone.

Os dados sobre arrecadação serão atualizados na ferramenta todo dia 15 de cada mês. Já as estatísticas sobre a exploração e produção serão atualizadas sempre no dia 5 de cada mês. A consulta, destacou a ANP, pode ser feita mesmo com o aparelho móvel sem conexão ativa à internet - neste caso, ficam excluídas da consulta às notícias e fotos disponibilizadas no aplicativo.

Décio Oddone adiantou que a agência pretende lançar outros aplicativos relacionados a outras frentes do setor de óleo e gás, não apenas de E&P.

“Há bastante tempo a ANP vem trabalhando para digitalizar processos”, disse. Uma das ferramentas em estudo pretende informar ao consumidor a atualização diária de preços dos combustíveis, além da informação sobre a qualidade de cada um.

Com download gratuito, o aplicativo “ANP E&P está disponível tanto para os sistemas Android quanto IOS.

 


Voltar
Twitter Facebook

Copyright© 2018 Todos os direitos
reservados a Associação Brasileira
da Indústria de Tubos e Acessórios de Metal

Praça Tiradentes, nº 10, sala 2801 – Centro
Rio de Janeiro / RJ - CEP: 20060-070
E-mail: assessoria@abitam.com.br

Desenvolvido por Prodweb - Produtora Digital