ABITAM
Valorização do Produto Nacional
Confiança no Produto Nacional

Notícias

Petróleo lidera pauta de exportações de commodities do Brasil em janeiro

02/02/2018 | Reuters


As exportações de petróleo pelo Brasil em janeiro lideraram a pauta de vendas de produtos básicos do país, avançando quase 20 por cento na comparação com o mesmo mês do ano anterior, para cerca de 2,1 bilhões de dólares, de acordo com dados do governo divulgados nesta quinta-feira (01/02).

O avanço na receita ocorre em meio a preços mais elevados do produto, o que compensou uma ligeira redução no volume dos embarques na mesma comparação. As cotações do petróleo embarcado pelo Brasil subiram 20,4 por cento, para 381,6 dólares por tonelada.

O total exportado somou 5,497 milhões de toneladas em janeiro, ante 5,566 milhões de toneladas no mesmo mês do ano passado.

Na comparação com dezembro, os embarques avançaram 78,6 por cento em valores e cerca de 81,5 por cento em volumes.

As exportações estão crescentes no país em momento em que o consumo de combustíveis está fraco, enquanto o Brasil amplia sua produção, especialmente a partir das reservas do pré-sal.

A produção média de petróleo do Brasil em 2017 cresceu 4 por cento ante o ano anterior, para 2,622 milhões de barris por dia (bpd), de acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Já a exportação de petróleo do Brasil no ano passado avançou 24,8 por cento, para 363,7 milhões de barris, segundo a ANP.

MINÉRIO

O minério de ferro apareceu em segundo lugar entre as commodities que geraram maior receita de exportação para o Brasil em janeiro, com 1,53 bilhão de dólares.

Os embarques de celulose ficaram na terceira colocação, com 713,3 milhões de dólares, enquanto as exportações de soja em grão somaram 594,3 milhões de dólares no mesmo mês.

No início do ano, as exportações de soja --que tem sido o principal produto de exportação do Brasil-- são menores, uma vez que a colheita ainda não ganhou força nesta época.

Ainda assim, os embarques de soja superaram os de janeiro do ano passado, com operadores vendendo o produto da safra recorde da temporada anterior.


Voltar
Twitter Facebook

Copyright© 2018 Todos os direitos
reservados a Associação Brasileira
da Indústria de Tubos e Acessórios de Metal

Praça Tiradentes, nº 10, sala 2801 – Centro
Rio de Janeiro / RJ - CEP: 20060-070
E-mail: assessoria@abitam.com.br

Desenvolvido por Prodweb - Produtora Digital