ABITAM
Valorização do Produto Nacional
Confiança no Produto Nacional

Notícias

Petróleo opera em baixa, sem fôlego após alta de ontem

23/11/2017 | Dow Jones Newswires


Os contratos futuros de petróleo recuam na manhã desta quinta-feira (23/11), após o barril atingir nos Estados Unidos a máxima em mais de dois anos, em reação ao relatório de ontem de estoques de petróleo no país. Hoje, além disso, os volumes são prejudicados pelo feriado do Dia de Ação de Graças nos EUA.

O petróleo WTI para janeiro caía 0,16%, a US$ 57,93 o barril, na New York Mercantile Exchange (Nymex), e o Brent para janeiro tinha baixa de 0,44%, a US$ 63,04 o barril, na ICE.

Nesta semana, a TransCanada, operadora do oleoduto Keystone, afirmou que o fluxo de seu petróleo para os EUA seria reduzido em 85% até o fim de novembro, após um vazamento na semana passada. O problema deve causar mais recuos nos estoques dos EUA.

Analistas da corretora PVM, Tamas Varga disse que o impulso para os contratos, porém, foi moderado, já que produtores nos EUA aproveitam o recente rali nos preços. Ontem, o Departamento de Energia (DoE, na sigla em inglês) informou que a produção americana bateu novo recorde semanal, em 9,658 milhões de barris por dia.

A crescente produção dos EUA será um dos fatores em pauta na reunião da próxima semana da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep). O cartel e outros importantes produtores, como a Rússia, devem avaliar a eficácia do acordo para cortar a produção, implementado em janeiro. A iniciativa em princípio valerá até março, mas pode ser estendida por todo o próximo ano para apoiar os preços.

Analista-chefe de commodities da SEB Markets, Bjarne Schieldrop adverte que o mercado espera uma decisão agora, mas autoridades já deixaram claro que desejam esperar até fevereiro para tomar uma decisão final sobre o assunto. Segundo Schieldrop, faz sentido esperar até fevereiro, para que se tenha mais dados disponíveis para avaliar o quadro e não se fazer cortes desnecessários.


Voltar
Twitter Facebook

Copyright© 2017 Todos os direitos
reservados a Associação Brasileira
da Indústria de Tubos e Acessórios de Metal

Praça Tiradentes, nº 10, sala 2801 – Centro
Rio de Janeiro / RJ - CEP: 20060-070
E-mail: assessoria@abitam.com.br

Desenvolvido por Prodweb - Produtora Digital