ABITAM
Valorização do Produto Nacional
Confiança no Produto Nacional

Notícias

Agora a energia sustentável pode ser compartilhada

05/10/2017 | Telos Soluções


Além de economizar na conta de energia, o consumidor pode armazenar e compartilhar com outros imóveis a energia gerada.

A geração de energia a partir dos raios solares já é uma realidade. Essa oportunidade se torna possível através da energia fotovoltaica. A energia solar fotovoltaica é uma forma de energia renovável, sustentável e limpa que consiste em converter a energia captada do sol em eletricidade.

No Brasil a energia fotovoltaica já representa quase 1% da energia total, e a tendência é se tornar responsável por 10% daqui 15 anos.

Segundo as estimativas mais recentes da ANEEL (Agencia Nacional de Energia Elétrica) divulgadas na Nota Técnica 0056/2017 de 24 de Maio de 2017, o número de consumidores com micro ou minigeração distribuída está aumentando ao longo dos últimos anos, mas ainda abaixo do potencial de expansão no país. Na última medição realizada em setembro deste ano foram contabilizadas cerca de 14.955 instalações gerando energia fotovoltaica no Brasil, em 2014 esse número não passava de 150.

Ainda segundo a Nota Técnica da ANEEL, 79% desses micro e minigeradores de energia fotovoltaica estão instalados em residências.

Mas como funciona?

A energia coletada pelos painéis solares é convertida em uma corrente elétrica. Essa corrente é canalizada para um equipamento chamado inversor que tem basicamente duas funções : converter a corrente continua em corrente alternada e compatibilizar essa corrente com a que é proveniente da rede elétrica. Dessa forma a energia gerada no sistema fica com as mesmas características da energia da rede e pode ser enviada para a rede nos momentos em que a geração de energia no sistema for maior do que o consumo naquele imóvel onde ele está instalado.

Por ser possível fazer isso em vários lugares ao mesmo tempo, como por exemplo, nos telhados, esse tipo de geração descentralizada ficou conhecida como Geração Distribuída.

Existem basicamente três tipos de sistemas de energia fotovoltaica: os isolados (Off Grid), os conectados à rede (On Grid) e os híbridos, oferecidos pela empresa TELOS em Campinas:

  • Sistemas Conectados à Rede: Sistemas conectados à rede elétrica, também conhecido como ON-GRID têm por finalidade substituir ou complementar o fornecimento normal da concessionária. Não usa baterias.
  • Sistemas isolados: Conhecidos como OFF-GRID, utilizados em locais onde não há acesso à rede elétrica ou para se conectar à rede o custo é muito alto.Usa baterias.
  • Sistema Híbrido: Sistema que possibilita combinar duas ou mais fontes de energia: fotovoltaica, rede, eólica, etc.Usa baterias.

Existem hoje no país cerca de 11.800 micro e minigeradores de energia conectados à rede elétrica. A maioria (cerca de 99% ) destas instalações usa a fonte solar fotovoltaica. Estima-se que em 2024 esse número chegue a 887.000 mini e micro geradores.

Uma outra característica interessante é que quase a totalidade das instalações no Brasil gera e consome energia no mesmo local da instalação, mas essa não é a única possibilidade. São possíveis outras formas de consumo – menos conhecidas.

Em Campinas a Telos Solar fornece projetos para a geração de energia elétrica a partir da luz solar. Os projetos desenvolvidos pela empresa em diversos estados do país permitem diferentes formas de consumo, possibilitando que o consumidor instale em um único local mas abasteça diferentes imóveis.

Tipos de consumo:

  • Consumo local: A energia é consumida no mesmo local onde é gerada. No telhado de residência por exemplo.
  • Consumo remoto: Pode-se usar o excedente de energia gerada para abastecer mais de uma unidade, desde que estejam na área atendida por uma mesma concessionária.
  • Consumo compartilhado: Várias pessoas físicas ou jurídicas formam um consórcio ou cooperativa e instalam um sistema fotovoltaico em uma das unidades. A produção excedente dessa unidade é distribuída entre as unidades que fazem parte do consórcio.

Os projetos além de sustentáveis podem oferecer 95% de economia na conta de energia, retorno financeiro, durabilidade, valorização do imóvel, instalação rápida, baixa manutenção e monitoramento. Todos os serviços prestados pela Telos estão de acordo com as legislações vigentes.

A empresa oferece os três tipos de sistema fotovoltaicos ,O projeto é feito de acordo com a sua necessidade, instalação no local apropriado e regularização com a companhia de energia elétrica da sua região. Trazendo comodidade, segurança e economia.


Voltar
Twitter Facebook

Copyright© 2017 Todos os direitos
reservados a Associação Brasileira
da Indústria de Tubos e Acessórios de Metal

Praça Tiradentes, nº 10, sala 2801 – Centro
Rio de Janeiro / RJ - CEP: 20060-070
E-mail: assessoria@abitam.com.br

Desenvolvido por Prodweb - Produtora Digital