ABITAM
Valorização do Produto Nacional
Confiança no Produto Nacional

Comunicados ABITAM

Conexões importadas da China

19/07/2012


A Associação Brasileira da Indústria de Tubos e Acessórios de Metal – ABITAM, que congrega os fabricantes de tubos de aço e de conexões, está realizando uma série de ações para combater a concorrência desleal de importações predatórias. Uma dessas ações é operar como Agente Externo de Verificação da Conformidade, nesse trabalho a ABITAM vem monitorando o mercado e de acordo com levantamento e análise das importações feito através do Sistema de Análise de Informações de Comércio Exterior, a Entidade estima que 80% das conexões de ferro fundido maleável importados da China podem estar fora de especificação, além desse problema existe também um deslocamento das importações das classificações fiscais corretas para outras classificações, isso acontece para driblar a exigência de Licença de Importação nos itens tarifários corretos por causa da Certificação Compulsória, com esta manobra o produto não é fiscalizado.

O mais preocupante é que essas conexões são utilizadas em instalações prediais de gás e de proteção e combate a incêndio em aeroportos, hotéis, estádios, etc., o que pode comprometer a segurança das mesmas, trazendo a possibilidade de ocorrência de sérios acidentes.

A nossa recomendação é de que o projetista, o instalador e o construtor só utilizem produtos certificados, exigindo do fornecedor uma declaração sobre o produto com a cópia do certificado. Só assim ele poderá ter a certeza que está utilizando um produto com a qualidade comprovada, garantindo a integridade da instalação.


Voltar
Twitter Facebook

Copyright© 2017 Todos os direitos
reservados a Associação Brasileira
da Indústria de Tubos e Acessórios de Metal

Praça Tiradentes, nº 10, sala 2801 – Centro
Rio de Janeiro / RJ - CEP: 20060-070
E-mail: assessoria@abitam.com.br

Desenvolvido por Prodweb - Produtora Digital